Programa de Educação Tutorial


PET Ensino de Química



PET Matemática

O Programa de Educação Tutorial (PET) Ensino de Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM teve sua proposta analisada e aprovada junto ao MEC/SESu/DIFES no âmbito da Pró-Reitoria de Ensino sob tutoria do professor Luís Antônio da Silva no dia 19 de junho de 2009 utilizando como base para a fundamentação da proposta o EDITAL N° 5 (MEC/SESu/DIFES), com início previsto para julho de 2009. Com a proposta de oferecer qualificação didática e formação adequada aos professores da rede pública da cidade de Uberaba – MG e de aproximar a qualidade de ensino oferecida na Universidade às escolas públicas, bem como, oferecer uma melhor formação aos discentes do curso de Licenciatura em Química por meio da vivência didática e prática estimulando-os e qualificando-os em paralelo com a melhoria da qualidade do Ensino de Química nas Escolas Públicas.

O PET Ensino de Química atualmente conta com dez alunos bolsistas que são orientados desde junho de 2014 pelo Prof. Daniel Alves Cerqueira. Os professores Luís Antônio da Silva e Carla Regina Costa atuaram anteriormente como tutores do grupo. Dentre os projetos desenvolvidos atualmente destacam-se: Clube do Livro Mendeleiev, Clube de Xadrez, Coffee Break – Conversação em Inglês e Resolução de provas de pós-graduação. Eventualmente são ministrados minicursos tais como: "Aprendendo a Utilizar a Calculadora Científica" e "Aprendendo a Utilizar o ChemSketch".

O grupo PET Ensino de Química também participa do projeto "PET Formação – estreitando laços entre a universidade e a educação básica", juntamente com os demais grupos PET da UFTM, o qual tem como objetivo a formação de professores em “Tecnologias da Informação e da Comunicação” para a educação básica, o projeto é composto de dez minicursos e quatro oficinas, até o momento. Além disso, há uma parceria no desenvolvimento de atividades com um grupo de extensão "Gastronomia Molecular" do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Os petianos desenvolvem projetos e organizam eventos, tais como, semanas acadêmicas, palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas. Os petianos integrantes também trabalham com projetos individuais com temas de sua escolha, alguns destes projetos se transformam em artigos, palestras e minicursos.