Programa de Educação Tutorial


PET Medicina




A história do PET-MEDICINA inicia-se em paralelo à história da criação do Programa de educação tutorial pelo Ministério da Educação. O Prof. Dr. Aluízio Prata ficou interessado pela temática deste novo grupo que estavam surgindo nas Universidades brasileiras, os PETs, criados em 1979 no intuito de fortalecer e ampliar o ensino superior brasileiro. Pensando nisso, em 1988, ele tomou a frente da criação do que seria hoje o nosso PET-Medicina na antiga FMTM (Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro), hoje UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Como o Professor Aluízio era da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), desde sempre o PET possui essa vinculação às disciplinas de Parasitologia e Doenças Infecto-parasitárias. Com sua criação em 1988, o PET-Medicina se tornou o primeiro PET do curso de Medicina do País.

Atualmente, 34 anos após sua criação, o programa conta com a presença de 12 bolsistas do 2º do 8º período do curso e da professora tutora Profa. Márcia Benedita de Oliveira Silva, da disciplina de Parasitologia. Além da tutora, o PET-Medicina conta com a colaboração do coordenador do curso, Prof. Mário Leon Silva Vergara, e de outros professores que colaboram em algumas atividades do programa. Além das nossas atividades semanais, o PET-MEDICINA tem como objetivo crescer de modo conjunto na faculdade, buscando sempre trabalhar em grupo de modo que o evoluamos tanto no campo individual, quanto no coletivo. Somos ecléticos que possui desde amantes do sertanejo até os mais devotos da MPB, temos de vegetarianos a amantes de sobremesas de terças-feiras, de futuros clínicos até os fissurados pela cirúrgica, tem os apaixonados que ficam no meio caminho porque o coração é grande demais e cabe os dois nele (clínica e cirúrgica) e, óbvio, que tem os indecisos também e tá tudo bem. O que importa é que nós nos conhecemos e nos respeitamos, irmãos perdidos, cada um em um período da faculdade, mas que se encontram e ficam juntos todas as segundas, terças e quartas (e alguns outros dias também).

Em nossa rotina semanal de atividades, temos às segundas feiras a apresentação de “Seminários culturais” elaborados e apresentados pelos bolsistas. Essa atividade visa otimizar a capacidade de apresentação em público, desenvolvimento da linguagem audiovisual e o encadeamento de ideias. Às terças-feiras temos a “Reunião Administrativa” na qual almoçamos e planejamos as atividades pendentes do grupo. Às quartas-feiras executamos o nosso ‘Clube de Revistas”. Ele consiste na apresentação e discussão de artigos científicos cujo tema é escolhido anteriormente. Cada mês abarca um tema amplo da Medicina e, com isso, construímos um conhecimento sólido e baseado em evidências científicas, auxiliando no nosso crescimento como estudantes e futuros médicos.

O PET medicina também realiza viagens para diversos destinos. Uma delas é a” Viagem Cultural”, na qual conhecemos a cultura, arquitetura e pontos turísticos de algum local escolhido. Além dessa viagem, realizamos também a chamada “Viagem Endêmica”. Essa, consiste na escolha de uma cidade em área endêmica de alguma doença infecto-parasitária. Nessa viagem entramos em contato com a realidade local e normalmente junto as secretarias de saúde e educação locais, realizamos atividades de acompanhamento de consultas médicas realizadas pelos professores colaboradores ou pelos médicos locais, além de desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, capacitação de agentes comunitários e/ou agentes multiplicadores, como líderes comunitários e estudantes do ensino médio.

Além disso, participamos anualmente de eventos regionais e nacionais como SUDESTEPET e ENAPET, que englobam grupos PET de várias universidades do Brasil. Por fim, realizamos a leitura de livros culturais e assistimos filmes de inúmeras nacionalidades visando ampliar nosso embasamento cultural e nosso conhecimento sobre diversos povos.

Nossas atividades são de grande enriquecimento e estamos abertos para sempre acolhermos os alunos ingressantes com grande respeito e possibilitar oportunidade de desenvolvimento acadêmico, cultural e social.